Com objetivo de deixar a mobilidade mais fluida e trazer mais cor à capital paulista, Veloe, marca especializada em meios de pagamento para mobilidade e soluções para gestão de frota, anuncia mais dois projetos de grafites em São Paulo.
Os locais escolhidos são preferencialmente em vias de grande fluxo de veículos e essencialmente “cinzas”. O primeiro é uma empena – como são chamadas as laterais dos edifícios -, localizada na Rua Rocha, próxima à praça 14 Bis, na Bela Vista, tradicional bairro da capital paulista.
“Os grafites já são uma expressão da nossa marca e é sempre um orgulho entregar projetos que fomentam a cultura urbana e trazem mais cor e vida para a capital. Quando fizemos a nossa primeira intervenção artística, notamos que mais que tornar o caminho do paulistano mais leve e colorido, o entorno também se transformou, impactando positivamente a comunidade local”, afirma Vanessa Rissi, superintendente de marketing e analytics da Veloe.
Com vista também do viaduto da Av. 9 de julho, a obra foi criada pela artista Mari Mats traz referências ao universo da Veloe em suas cores e com a piscada da marca uma mão retira os veículos do trânsito. “Os meus personagens nessa obra representam os usuários e o mundo que eles habitam, e foram inseridos no universo da mobilidade através de uma viagem pelos carros, cones, estradas e faróis”, explica Mari.
Já o segundo é a participação no ‘Graffitti School’, projeto de intervenção artística em escolas públicas de São Paulo criado pelo artista Pack Toledo. A instituição de ensino escolhida foi a EMEF Amadeu Amaral, na Zona Leste da cidade, que teve a autorização da diretora da escola para realização dos grafites. Para essa obra, foram escolhidos quinze artistas urbanos, como Chivitz, Sotaq, Jae Alves e Paulo Flecha, que usarão a paleta de cores da Veloe para ilustrar e trazer mais vida aos muros do colégio, usando toda a liberdade artística e criativa. Após a finalização da pintura, os artistas também farão oficinas educativas de arte com os alunos.
“Associamos a arte com a educação para essa edição. A transformação da mobilidade passa pela transformação e desenvolvimento da sociedade, que só conseguiremos com educação e cultura. Acreditamos que a transformação será incrível e estamos muito felizes em associar o projeto dos grafittis à educação, com o Grafitti School”, completa Vanessa.
Ambas ações foram realizadas pela Dionisio. Ag, agência full service especializada em arte. “Um dos nossos objetivos é levar mais arte para as ruas para que possamos impactar o maior número de pessoas possível e proporcionar experiências ricas em termos culturais para a população. Sendo assim, é muito gratificante ter um parceiro como a Veloe para nos ajudar a cumprir essa missão através de projetos tão legais como esses que estamos desenvolvendo juntos”, afirma Victor Barros, responsável pela área de negócios da Dionisio. Ag.
Reforçando o compromisso da Veloe com o meio ambiente e a agenda ESG, após a conclusão das pinturas, todas as latas de tintas utilizadas serão doadas para o Centro Prolata de reciclagem de embalagens metálicas, programa que estimula a reciclagem de latas de aço no país, assim como aconteceu na primeira intervenção artística que a marca liderou em 2019. Na ocasião anterior, outros dois artistas da Dionísio. Ag, Pardal e Pomb, grafitaram obras exclusivas na Avenida Rio Branco e na Rua Consolação, ambas em São Paulo.
A Veloe também foi uma das apoiadoras do Rua Walls, projeto de arte pública, aberta e acessível realizado por 18 artistas na Zona Portuária do Rio de Janeiro, em outubro de 2020.