Rendeiras da Aldeia levam tradição e artesanato para look de alfaiataria da marca Apartamento 03 na SPFW

Você está visualizando atualmente Rendeiras da Aldeia levam tradição e artesanato para look de alfaiataria da marca Apartamento 03 na SPFW

Especialistas em renda renascença, grupo de mulheres de Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo, se une com estilista mineiro em coleção inédita

Artesãs, as Rendeiras da Aldeia, grupo de mulheres de Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo, produzem delicadas peças feitas à mão por meio da renda renascentista, que surgiu na Itália, no século XVI, e chegou ao nordeste brasileiro por meio dos portugueses na época da colonização. Em meio a cantigas tradicionais, as rendeiras trabalharam na Oca Escola Cultural, próxima à Aldeia Jesuítica criada em 1580, que hoje é um patrimônio histórico da região, e produzem arte e ancestralidade junto à população local.

Talento e carisma também foram reconhecidos pelo estilista Luiz Cláudio, fundador e idealizador da marca mineira Apartamento 03, que uniu-se às Rendeiras da Aldeia para a produção de peças inéditas, resultado do projeto Entrelinhas, do Instituto C&A, que conectou três duplas de marcas brasileiras com trajetórias, produções e públicos diferentes, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural de conhecimento no segmento da moda. A parceria foi levada aos palcos da SPFW (São Paulo Fashion Week) deste ano.

O processo criativo entre Apartamento 03 e Rendeiras da Aldeia envolveu, além da relação comum às marcas com a costura, saberes ancestrais que foram traduzidos em peças únicas e autênticas. Apresentada na semana de moda, na peça em alfaiataria e renda renascença desenvolvida na cor branca, os artistas expressam a potência das mulheres, liberdade e proteção, ao passo que resgatam importantes símbolos conectados à ancestralidade do povo preto, que constroem toda a narrativa das peças criadas.

Foto Fernando Mendes

Deixe um comentário