Profissão Assessor de Imprensa, Alexandre Parrode

Você está visualizando atualmente Profissão Assessor de Imprensa, Alexandre Parrode


Por Cristina Ribeiro | Foto André Cywinski

A Stile bateu um papo com Alexandre Parrode, jornalista e assessor de imprensa da Primeira Dama do Estado de Goiás, para saber como é o dia-a-dia em assessorar a mulher mais importante do Estado.

Stile – Por que jornalismo?
Parrode – Desde muito jovem sempre gostei de ler e escrever. Cursei dois períodos de Direito e vi que não era minha praia, então decidi trocar de curso. Me encontrei na comunicação social. O trabalho da imprensa é fundamental para a democracia, em especial nesses tempos tão desafiadores que vivemos. Amo o jornalismo e tenho profundo respeito por todos os colegas que estão nas redações, TVs, rádios e assessorias.

Stile – Como é assessorar a primeira-dama do Estado de Goiás?
Parrode – É curioso que nunca enxerguei Dona Gracinha e o governador Ronaldo Caiado como “chefes”. São duas pessoas tão carinhosas e atenciosas, que o trabalho sempre foi muito prazeroso. A primeira-dama é uma mulher forte, trabalhadora e tem um amor pelas pessoas que inspira a todos que trabalham com ela. Mesmo com uma rotina tão corrida, sou muito feliz em poder contribuir para esse projeto de mudança na vida das pessoas.

Stile – Como é seu dia a dia?
Parrode – É uma loucura. A gente brinca que precisa descobrir o que o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha tomam para ter tanta energia. Os dois acordam cedo, trabalham o dia todo e vão dormir tarde da noite todos os dias. Para vocês terem ideia, desde 2019, fomos a mais de 100 municípios – isso porque tivemos uma pandemia que acabou nos forçando a evitar a circulação. Mas Dona Gracinha sempre se propôs a fazer um trabalho que ela chama de “pé no chão”, junto às pessoas, nos municípios.

Stile – Principais desafios
Parrode – O maior desafio é conseguir lidar com tantas histórias difíceis que encontramos na caminhada do trabalho social. Estamos lidando com vidas, com desproteções e perdas, embora seja emocionante ver a alegria nos olhos das famílias que têm seus direitos garantidos e o futuro transformado pela ação do Estado. No campo pessoal, acho que o desafio é conseguir conciliar a vida pessoal com tanto trabalho.

Stile – Características imprescindíveis de um assessor.
Parrode – Qualquer pessoa que decida trabalhar no Poder Público precisa ter compromisso com a vida. Saber que tudo que é feito no Estado deve ter como foco principal a garantia de direitos, sobretudo, àqueles que mais precisam. É preciso ser ágil, dedicado e atento ao que acontece no Brasil e no mundo. Não existe assessor sem informação.

Alexandre Parrode

Deixe um comentário