Pets podem comer ovo? Saiba o que dizem os especialistas

Você está visualizando atualmente Pets podem comer ovo? Saiba o que dizem os especialistas

Fonte de nutrientes e proteínas, o ovo é uma ótima, diferente e saborosa opção de alimento para substituir os snacks 

Buscando alternativas naturais e acessíveis para substituir os famosos snacks industrializados no momento de mimar ou parabenizar seu pet, surgem diversas dúvidas sobre o que pode e o que não pode oferecer a eles. Quando o assunto é proteína de origem animal, o ovo é o primeiro alimento que nos vem à cabeça, mas quais os seus benefícios?

Segundo a veterinária Waleska Ventura, o ovo pode ser consumido desde que de forma suplementar a sua dieta padrão. “O ovo é um alimento altamente proteico, de fácil digestão, rico em vitaminas (lipo e hidrossolúveis) e minerais que também contribuem para a saúde da pele, pelagem e unhas dos animais. Contudo, ele não substitui a ração e deve ser consumido aliado a alimentação recomendada”, orienta.
 

O Instituto Ovos Brasil ressalta que o ovo é um superalimento, que pode e deve ser incluído diariamente na alimentação de humanos e, inclusive dos pets, pois auxilia no bom funcionamento do organismo, mantendo-o saudável e protegido. Para os pets é uma ótima, diferente e saborosa opção de alimento para substituir os snacks. Acrescentar ovo misturado na ração pode ser uma estratégia muito interessante para algumas situações clínicas, tais como a ausência de apetite e a complementação no aporte protéico quando a formulação da ração não atinge as necessidades do organismo.
 

Além disso, com o consumo de ovos, o animal terá uma complementação de nutrientes que contribuem para diversos sistemas fisiológicos. “Como fonte de ácidos graxos, aminoácidos essenciais e vitaminas, o ovo pode trazer benefícios para imunidade, sistema nervoso e também para síntese de colágeno, dentre outros. Além de ser muito palatável e um ótimo agrado ao animal”, explicam Mayara Rosente e Paulo Magnata, veterinários.
 

Contudo, é de extrema importância cozinhar os ovos e não acrescentar nenhum condimento ao seu preparo, assim impedindo quaisquer contaminações ao pet e também contribuir com sua digestibilidade inibindo fatores antinutricionais.

A casca do ovo, muitas vezes descartada por nós, também pode ser uma aliada interessante para nossos amigos. “A casca, seca e triturada, pode ser fornecida, visto que é uma boa maneira de aproveitar ao máximo todos os nutrientes deste alimento, além de ser um complemento alimentar na suplementação de cálcio”, complementa Ventura.

Devido ao seu alto teor proteico, o ovo é um excelente produto natural para fortalecer o pelo do cachorro e fazer com que ele permaneça macio e brilhante. Também é uma alternativa no tratamento de dermatite seborreica ou seborréia, pois tem a capacidade de equilibrar a produção sebácea.

Lembrando sempre que cada animal tem uma necessidade nutricional individual – a depender do tamanho, raça, idade e atividades que realiza. Desta forma, se faz necessário uma avaliação do médico veterinário para composição da nutrição completa e recomendação para cada animalzinho.

Deixe um comentário