Paisagista João Queiroz se inspira em jardins italianos para o novo ambiente do restaurante italiano PIÙ

Você está visualizando atualmente <strong>Paisagista João Queiroz se inspira em jardins italianos para o novo ambiente do restaurante italiano PIÙ</strong>

Casa amplia o espaço e recebe jardim alegre e solar com muitos vasos de flores e espécies típicas da horta de casarões da Itália

Localizado em uma simpática casa na rua Ferreira de Araújo em Pinheiros, o ambiente do restaurante italiano PIÙ passou por uma reforma de quatro meses, que promoveu amplitude e áreas abertas. O restaurante, que antes tinha apenas alguns vasos com plantas, acaba de receber um jardim criado pelo paisagista João Queiroz, com ares de jardins italianos. Inúmeras floreiras e ervas típicas da cozinha italiana sugerem uma atmosfera aconchegante para os clientes do restaurante, que puderam conhecer o jardim já com a reabertura do restaurante, no dia 4 de maio. 

A área, que era antes a piscina da casa ao lado, abriga agora muitos vasos com flores e  espécies típicas de horta da “casa da nona”, como alecrim, peixinho e manjericão, que garantem ao chef Marcelo Laskani ter em mãos os aromas clássicos das receitas italianas. O novo ambiente foi projetado para se manter bonito o ano todo, mesmo com a rotina conturbada de um restaurante, em que às vezes não sobra tempo para a equipe se dedicar ao cuidado das plantas. Com sistema auto irrigável, o paisagista garante um jardim de pouca manutenção e belo durante o ano todo. Além disso, Queiroz optou por espécies que, mesmo sem flores, permaneçam belas. 

O projeto faz parte de uma reforma na arquitetura do restaurante, que tornou a atmosfera do ambiente mais solar e ampla. “Minha inspiração surgiu de antigos casarões de Pinheiros, que remetem aos de avós italianas. Um jardim como esse sempre tem um aspecto funcional ligado a comida, por isso usei muitas espécies típicas de horta. Procurei criar um grande jardim em um pequeno espaço, que assim como o Più, cresça e amadureça junto com seus clientes, que seja uma casa longe de casa, onde não falta comida e aconchego”, explicou Queiroz.

Para o jardim do PIÙ, João resgatou alguns aspectos que vê semelhantes no jardim de de avós, como funcionalidade e utilidade, o jardim tem inúmeras ervas, como manjericão e alecrim e árvores frutíferas, como limão siciliano e Roma. A atemporalidade de flores, sem se apegar à tendências e sim a flores que enfeitam o jardim, como azaleias, bougainville e jade vermelha. João também considerou plantas que são muitas vezes consideradas “mato”, como tapete inglês e tostão. “Na casa de vó não tem mato, só mudinha”, explica. As clássicas begônias Rex e Renda Portuguesa também compõem o jardim. No centro um pau-ferro, com cerca de quatro metros, ganha presença. 

Para que fosse possível colocar sua inspiração em prática, o paisagista estudou sobre jardins de casarões da época de Pinheiros, muitos  de descendentes de italianos, em um grupo específico de jardinagem, herdado pela sua avó, antiga membro do grupo. O São Paulo Garden Club tem mais de 50 anos e é conhecido por promover eventuais exposições de flores e arranjos todos os anos no consulado britânico, na rua Ferreira de Araújo, mesma rua do PIÙ. 

Após quatro meses de reforma, o PIÙ ganhou um ambiente amplo, que passou de 74, para 112 lugares. A área externa conta com 48 lugares, todos com vista para o jardim. A fachada do restaurante tem agora diversos vasos de plantas que fazem o convite aos que passam na rua a conhecerem o novo PIÙ, coberto de verde e luz natural.  

Deixe um comentário