Laranja é tudo igual?

Você está visualizando atualmente <strong>Laranja é tudo igual?</strong>

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, tira a dúvida, ensina receitas e dá dicas de como escolher e consumir cinco tipos da fruta
Existem centenas de tipos de laranjas no mundo, todos com características nutricionais parecidas. “São ricas em antioxidantes, principalmente vitamina C e fibras, quando consumidas com o bagaço. O maior diferencial entre elas realmente será o sabor”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, que dá dicas de como escolher e consumir cinco tipos diferentes da fruta.

Salustiana – laranjas de tamanho médio a grande, com casca levemente rugosa. É uma variedade que não possui sementes e tem sabor levemente adocicado. Pode ser consumida in natura ou utilizada para o preparo de sucos. Na hora da compra, prefira os frutos com casca íntegra e levemente macios ao toque.

Cara Cara – é uma variedade de laranja sem semente e de polpa avermelhada. Seu suco é adocicado. É ótima para consumo in natura e preparo de receitas. Além de ser fonte de vitamina c e fibras, essa variedade também possui licopeno, um outro antioxidante que é associado à prevenção de doenças cardiovasculares. Na hora da compra, escolha as de casca bem amarelada e íntegra.

Bahia – tem cor alaranjada bem vívida e sabor levemente ácido. Na hora da compra, escolha as unidades com polpa firme e talos verdes. Pode ser consumida in natura, em sucos e no preparo de receitas. Essa variedade de laranja é uma boa opção para ser consumida como sobremesa, uma vez que sua acidez levemente maior ajuda na digestão.

Pera – casca fina, formato levemente ovalado e sabor adocicado. Boa opção para o preparo de sucos e para o consumo in natura. Na hora da compra, observe se a casca está íntegra e com leve brilho, pois isso significa uma fruta mais fresca.

Lima – tem sabor doce e suave, com polpa bem suculenta. Também é uma boa opção para o preparo de sucos ou para o consumo in natura. Pode ser usada no preparo de doces e caldas. Por ser bem pouco ácida, é uma boa opção para ser consumida por crianças e idosos. Na hora da compra, escolha as unidades com talos mais verdes e casca mais firme.

Renata ensina cinco receitas com os diferentes tipos de laranja.

Bisteca suína com molho de laranja pera
1 xícara de chá de suco de laranja pera
500g de bisteca suína
Suco de 1 limão siciliano
1 colher de sopa de mostarda dijon
1 pitada de pimenta do reino
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de salsinha picada
Sal a gosto

Modo de preparo:
Tempere a bisteca com o azeite, o sal e a pimenta. Faça uma marinada com o suco de laranja, o suco de limão, a mostarda e a salsinha picada. Em um recipiente, coloque as bistecas e cubra com a marinada. Tampe e deixe na geladeira por 12 horas. Para o preparo, aqueça uma frigideira e doure as bistecas em fogo baixo, adicionando o caldo da marinada durante o cozimento.

Creme de laranja cara cara
500ml de suco de laranja cara cara
½ xícara de chá de amido de milho
½ colher de café rasa de canela em pó
5 cravos-da-índia
200g de açúcar
½ xícara de chá de água

Modo de preparo:
Em uma panela, misture o suco de laranja, o cravo e a canela e cozinhe em fogo baixo até iniciar fervura. Adicione o açúcar e mexa bem para dissolver. Dilua o amido de milho, à parte, com um pouco de água e adicione à panela, aos poucos. Cozinhe por pelo menos 5 minutos até engrossar levemente.

Deixe um comentário