Girl Power From Rio : Novas integrantes do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres da cidade do Rio (Codim) são empossadas

Você está visualizando atualmente Girl Power From Rio : Novas integrantes do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres da cidade do Rio (Codim) são empossadas

Evento contou com ex-atleta que luta contra a violência de gênero e a primeira desembargadora negra do estado

Foram empossadas nesta terça-feira (16/1) as novas integrantes do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres da cidade do Rio (Codim). A cerimônia de posse aconteceu durante um brunch no Palácio da Cidade, em Botafogo. A ausência mais sentida, naturalmente, foi a do prefeito Eduardo Paes. Ele havia confirmado presença, chegou até a se dirigir à cerimônia, mas diante dos desdobramentos das fortes chuvas do finde em solo carioca  —  vários desabrigados e mortos, infelizmente  — , teve sua agenda virada de ponta-cabeça neste início de semana, e não conseguiu chegar a tempo. Coube então à Joyce Trindade, Secretária Municipal de Políticas e Promoção da Mulher na Prefeitura do Rio de Janeiro. a condução da cerimônia.

As novas conselheiras do Codim foram escolhidas para representar a instituição pelos próximos quatro anos, através de uma eleição. Entre elas está Érica Paes, do Instituto da Defesa da Mulher Érica Paes, que tem por objetivo promover a prevenção e o enfrentamento da violência contra mulheres e meninas. “O objetivo do Codim é estabelecer a cooperação entre a sociedade civil e os órgãos governamentais, promovendo a elaboração e melhorias de políticas públicas para as mulheres do Rio”, diz Erica, ex-atleta, campeã de MMA e uma das precursoras do jiu-jitsu femino do país. “Vamos juntas construir e dialogar sobre os direitos e o futuro das mulheres do Rio”, completa Joyce. Outro destaque da manhã com mulheres que fazem a diferença no Rio foi Marília Boldt, Idealizadora da Superação da Violência Doméstica.

Ao ser empossada ao final da cerimônia, a desembargadora do TJRJ, Ivone Caetano, 69 anos, emocionou os presentes com seu discurso e foi ovacionada. Aplaudida de pé, ela é a primeira mulher negra a se tornar juíza do Tribunal de Justiça do Rio, isso há 20 anos. Titular da 1ª Vara da Infância da Juventude e do Idoso, ela acumula um novo aposto de respeito: o de primeira desembargadora negra do estado.

Fotos Toia Carmo

O prefeito Eduardo Paes chegou mega atrasado, por causa dos eventos que relatamos, nos 15 minutos finais, quando a imprensa já não estava na sala.

Deixe um comentário