Dia dos Pais: Receita Costela em tiras no forno

Você está visualizando atualmente Dia dos Pais: Receita Costela em tiras no forno

Renovação celular, fortalecimento do sistema neurológico e proteção do DNA são alguns dos principais benefícios promovidos

Com a chegada do Dia dos Pais é hora de buscar as melhores preparações para celebrar ao lado das figuras paternas que nos acompanham e nos ensinam todos os dias. E uma excelente dica é apostar em carnes vermelhas, pois, além de versáteis, oferecem diversas propriedades à saúde dos homens.

Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, as carnes vermelhas são boas fontes de proteínas, ferro e zinco. As proteínas são responsáveis pela renovação celular e pelo ganho de massa magra, além de atuarem na produção de todos os tipos de tecidos que nosso corpo precisa. Já o ferro, importante aliado na prevenção de anemias, atua no sistema imunológico e neurológico. Enquanto o zinco, componente fortalecedor da imunidade, também oferece benefícios relacionados aos aspectos de fertilidade masculina.

A especialista esclarece que o alimento é rico em vitaminas de complexo B, que atuam no metabolismo energético e na proteção do sistema nervoso central e do DNA. “Além disso, as carnes fornecem gorduras, importantes fontes de energia que, se consumidas na medida certa, auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis, como as do complexo A e E”, explica.

Estudos recentes, publicados no PubMed, mostram que o consumo de carne vermelha é indicado, desde que dentro de um contexto alimentar saudável e com variação dos tipos de proteínas consumidas. “De modo geral, é importante optar por carnes frescas, com cortes in natura, em vez da ingestão frequente de opções processadas, como linguiças e embutidos”, diz Renata.

Dicas de consumo e harmonização

Se o seu pai não dispensa uma boa cerveja para celebrar momentos especiais, a nutricionista recomenda as variedades mais escuras, pois são ideais para acompanhar carnes vermelhas. Mas, alerta que a bebida não é uma fonte nutricional e, portanto, deve ser ingerida com moderação.

Quanto à forma de consumo da proteína, a especialista conta que as preparações mais simples ganham o coração dos admiradores de receitas tradicionais. Carne de panela, carne assada e bife acebolado são as favoritas. Para isso, o ideal é ter em mãos itens de qualidade, como facas com um bom corte e panelas antiaderentes, que facilitam ainda mais o preparo.

Costela em tiras no forno
Ingredientes:
600g de tiras de costela
2 colheres de sopa de mostarda dijon
1 colher de sopa de alho moído
1 colher de sopa de cebola ralada
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
 
Modo de preparo:
Tempere as tiras de costela com sal e embrulhe em papel alumínio. Leve ao forno a 200°C por cerca de 30 minutos. Para o molho, aqueça o azeite em um recipiente pequeno e doure o alho e a cebola. Acrescente o sal e finalize com a mostarda. Despeje o molho sobre as tiras de costela na hora de servir.

Deixe um comentário