Dia do Vira-Lata: o que saber antes de adotar um dos ícones brasileiros

Você está visualizando atualmente Dia do Vira-Lata: o que saber antes de adotar um dos ícones brasileiros

Amados por muitos brasileiros os Vira-latas, ou cachorros sem raça definida (SRD), são vistos em todo território nacional. Com uma data para homenageá-los, no próximo dia 31/07, esses animais têm características únicas, que variam de animal para animal. Seja o cachorro peludão ou o próprio vira-lata caramelo, eles são os mais encontrados em abrigos em todo país e fazem parte das estatísticas quando se trata do aumento populacional de pets no Brasil. Pesquisa encabeçada pela Mars, detentora da marca PEDIGREE®, evidencia que houve um aumento de cães nos lares brasileiros de 2,8% se comparados aos dados de 2020.

Como parte de seu compromisso em incentivar a adoção responsável e acabar com o abandono animal, a PEDIGREE® já auxiliou mais de 78 mil cães em todo o Brasil desde 2008, atuando por meio do programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom em parceria com a AMPARA Animal.

“Quando falamos em adoção, trazemos toda a história daquele pet e entendemos que todo cachorro exige um cuidado específico. Como PEDIGREE® é uma das marcas que se identifica com a realidade dos cães no Brasil, queremos destacar de forma divertida e consciente que os vira-latas precisam de nossa ajuda para encontrarem bons lares e se tornarem cada vez mais bem-vindos em todos os espaços. Só este ano, já viabilizamos mais de mil adoções e cada vez mais estamos estimulando conversas sobre o tema para principalmente quebrar as barreiras e paradigmas em relação aos cães sem raça definida”, afirma Heloisa Zagati, Coordenadora de Marketing da PEDIGREE®.

Em celebração a data, a marca preparou algumas dicas para ajudar aqueles que pensam em adotar um vira-lata:

  1. Adotar um cachorro é um ato de amor e de responsabilidade – A adoção é um ato lindo, mas deve-se sempre estar atento se você e sua família estão preparados para assumir este compromisso. Adotar, necessariamente, modificará a dinâmica e a rotina da casa. Devemos oferecer cuidados, entender todas as necessidades, bem-estar e conforto do cachorro. Isso inclui disponibilidade de espaço físico, de tempo e compromisso para suprir as necessidades físicas, mentais e comportamentais do pet.
     
  2. Os vira-latas precisam de atenção e cuidado – Os cães demandam tempo e atenção. Em casos de adoção, entenda o processo do cachorro — às vezes ele pode estar com medo e mais tímido, ou pode ser mais aventureiro e explorar todo o território do espaço onde moram. Por isso, é preciso de um tempo de adaptação e claro os cuidados diários como alimentação, higienes básicas e passeios. Tudo será retribuído com muito amor, lambidas e carinho por parte dele, com certeza.
     
  3. Procure um pet que se encaixe com seu perfil — Vira-latas podem ser muito diferentes entre si. Assim como nós, cada um deles possui uma personalidade própria, cheia de características e particularidades. Por isso, é importante buscar um pet que se encaixe ao seu perfil. Há animas que são mais enérgicos e brincalhões e outros mais tranquilos, que possuem ritmo próprio. Mas lembre-se: tudo depende da personalidade de cada um e a conexão vai além da decisão de ser filhote ou idoso. De qualquer maneira, faça a escolha consciente.
     
  4. Cuide da saúde do seu vira-lata — Ao adotar um vira-lata e qualquer outro pet é sempre importante levá-lo ao veterinário para garantir a saúde básica ao recém-chegado da casa. Ele passará por uma consulta em detalhes, na qual irão verificar se todas as vacinas estão atualizadas e investigar se há algum problema na saúde do seu pet. Se o animalzinho não estiver castrado, agende um momento especial para realizar a cirurgia de forma bem tranquila. É recomendado que ao menos 1 vez ao ano aconteça essa visita ao veterinário, mas isso varia de acordo com cada caso. Além disso, é importante que seu cachorro tenha uma boa alimentação, de acordo com o tamanho, peso e porte dele e que provavelmente será orientada também pelo veterinário.
     
  5. Separe um cantinho da casa para o vira lata – Reservar um local da casa para ser o cantinho do seu pet é uma ótima tática para ajuda a criar referência e disciplina. Ele vai entender, aos poucos, que aquele lugar é dele. Nesse espaço você pode deixar a caminha, os brinquedos, os acessórios, assim ele irá se sentir ainda mais especial. Com todos esses cuidados seu vira-lata estará feliz e pronto para receber muito carinho todos os dias.

Em comemoração ao Dia do Vira-Lata, a PEDIGREE® traz conteúdos em suas redes sociais do dia 31/07 ao 04/08 para valorizar os vira-latas e mostrar que cada um deles é único e especial, afinal cada detalhe conta. Acompanhe as páginas da PEDIGREE® em @pedigreebr para ver todos os conteúdos.

Alice
Pirata

Deixe um comentário