Beto Pandiani, Igor Bely e Tocha Filmes convidam para a pré-estreia do documentário

Você está visualizando atualmente Beto Pandiani, Igor Bely e Tocha Filmes convidam para a pré-estreia do documentário

Rota PolarA travessia da Passagem Noroestena era das mudanças climáticas 50ª Semana Internacional de Vela de Ilha Bela Exibições nos dias 24 e 26 de julho,às 19h30, na Race Village. Entrada Gratuita

Beto Pandiani, Igor Bely e Tocha Filmes convidam para a pré-estreia do documentário Rota Polar – A travessia da Passagem Noroeste na era das mudanças climáticas, na 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Serão duas apresentações: dias 24 e 26 de julho, às 19h30, na Race Village, com entrada gratuita. Com 90 minutos, a produção é assinada pela Tocha Filmes, com imagens de Alexandre Socci e Al Andrich, roteiro de Gui Stockler e trilha sonora de Camilo Carrara. A direção é de Beto Pandiani e Sylvio Rocha.

O documentário acompanha o dia a dia do velejador e de Igor Bely, seu companheiro de viagem em barco sem motor, pela icônica passagem noroeste, realizada entre junho e setembro de 2022. 

A experiência de velejar em

um barco aberto, como o Igloo

Não podemos esconder a alegria e o alívio de chegarmos em Artic Bay no dia 3 de setembro de 2022. A chegada é sempre o ápice de qualquer viagem, pois ela expressa o êxito de todo planejamento, dos anos solitários na captação dos recursos, na escolha da equipe, na concepção do barco e confirma que a escolha do roteiro não era um equívoco.

Alívio porque viajar de forma tão despojada em uma região deserta e inóspita como o Ártico, traz muitos riscos. Durante os anos de preparação ficamos muitas vezes sem respostas para muitas situações. Sabendo disso temos consciência que vamos descobrir as soluções apenas quando estivermos navegando.

Foi a única das oito viagens que participei que não sabíamos o lugar da chegada pelo fato do mar no verão do Ártico degelar de forma imprevisível. Isso nos acarretou muita dúvida em relação ao êxito do projeto.

Foram quase dois meses viajando por águas gélidas, paisagem minimalista, vida animal muito abundante, e clima imprevisível. Os ventos no verão em geral são fracos, mas escolhemos um ano atípico, onde tivemos muita dificuldade na navegação.

O resultado destas dificuldades é de um documentário muito emocionante, com paisagens emocionantes, e encontros com animais marinhos surpreendentes.

O Igor Bely e eu terminamos a nossa terceira viagem juntos, e novamente a nossa parceria funcionou perfeitamente. Para um futuro próximo continuamos animados com uma nova e longa viagem”.

Beto Pandiani

Fechada pelo gelo nos últimos séculos, a Calota Polar vem recuando, intensificando o tráfego marítimo e movimentando também o tabuleiro das potências que tem seu litoral banhado pelo Oceano Ártico e acelerando disputas geopolíticas. Quais serão as consequências? Será um fenômeno cíclico ou tem relação com a emissão de combustíveis fósseis? Como, e se podemos mitigar este fenômeno? 

O documentário faz uma reflexão sobre as mudanças climáticas, mostrando imagens que mesclam o degelo com paisagens deslumbrantes, de uma natureza ainda intocada, além de entrevistas com cientistas ligados a pesquisas no Hemisfério Norte como biólogos, meteorologistas, glaciologistas e historiadores.

O velejador Beto Pandiani, após 7 expedições e mais de 80 mil km em travessias oceânicas, lançou o Projeto Rota Polar em março de 2022 com uma velejada história pelo Rio Pinheiros, em São Paulo.

A travessia foi o ponto de partida para uma série de atividades voltadas à educação e o meio ambiente, elaboração de artigos e publicação de um livro que retratarão o impacto ambiental, social, econômico e cultural do rápido desgelo do Ártico, além do documentário que será lançado oficialmente em agosto, em São Paulo. 

Deixe um comentário