Aparecida de Goiânia é considerada uma das melhores cidades para empreender no Brasil

Você está visualizando atualmente Aparecida de Goiânia é considerada uma das melhores cidades para empreender no Brasil

Shopping em Aparecida atua como alavancador do empreendedorismo, dentro do município, através dos vários formatos de negócios que possibilitam empreender

No início da semana, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio do Instituto Empreender Endeavor, divulgou a edição 2023 do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), relatório que apresentou os 101 municípios mais populosos do Brasil, organizados de acordo com as melhores condições para empreender. O ranking é feito desde 2014.

As cidades foram avaliadas a partir de sete fatores determinantes para que os negócios sejam bem-sucedidos: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Aparecida de Goiânia foi uma das cidades que escalaram mais posições no ranking geral de 2022 para 2023. Da 65º para a 35º posição, sendo a cidade do interior com maior ascensão no Índice de Cidades Empreendedoras 2023.

Os principais motivos foram a melhoria no ambiente regulatório e na cultura empreendedora – houve redução no tempo de tramitação de processos, diminuição da taxa de congestionamento em tribunais, ampliação da simplicidade tributária e maior interesse da população local no empreendedorismo. A cidade também ganhou posições no determinante mercado, pela evolução no indicador de crescimento real médio do Produto Interno Bruto (PIB).

Alavancador do empreendedorismo local

Robusta e diversificada, o município do estado de Goiás, Aparecida de Goiânia, que possui atualmente mais de 600 mil habitantes, possui um mercado de trabalho caracterizado pela alta qualificação de sua mão de obra e apresenta uma economia diversificada, com participação ativa de variados grupos econômicos, o que gera um desenvolvimento equilibrado para o estado.

“O Aparecida Shopping atua como alavancador do empreendedorismo dentro do município de Aparecida de Goiânia, através dos vários formatos de negócios que possibilitam empreender como lojas, quiosques, eventos culturais, ações de entretenimento, entre outros”, destaca Tatyanne Furtado Faneco Belchior – Superintendente do Aparecida Shopping.

Interesse de empreender na região

O Juliano Matugawa, empresário da loja Divah e lojista no Aparecida Shopping, já possui 4 unidades e conta que desde o início do projeto enxergava que seria um empreendimento de sucesso, por ser único na região e por oferecer uma experiência completamente diferente da habitual para os Aparecidenses.

“Adquirimos o espaço da loja na planta e começamos a construção da loja do zero, de início nosso espaço físico era de 40m, mas em 4 anos de abertura da loja decidimos ampliar o espaço para 80m e se houver oportunidade não hesitaremos em expandi-la novamente. O shopping em si é excelente, tem uma estrutura que a maioria dos shoppings de Aparecida e Goiânia não tem e enxergamos um potencial de sucesso comercial tanto para nós quanto para quem pensa em algum dia adentrá-lo”, explica.

Deixe um comentário