No Dia do Amor, ex-namorados estrelam filme que celebra a boa relação dos apresentadores; marca eleita a melhor para presentear propõe ações interativas e reforça que o amor se encontra no Boticário.
O Boticário, partindo da premissa de que o Dia do Amor – termo criado e instituído pela marca para comunicar a data – deve ser celebrado independentemente do formato ou acordo, convida os apresentadores Fernanda Paes Leme e João Vicente para estrelarem o filme de campanha da marca. Com muito humor, por meio do conceito “O amor se encontra no Boticário”, a marca celebra a beleza de ressignificar as relações e que o ato de presentear vai além dos rótulos tradicionais: é sobre afeto, cuidado e conexão, seja com um novo amor, um amor antigo, amigos, com quem faz parte da sua história ou você mesmo. A escolha de Fernanda e João, que já viveram um relacionamento e hoje são grandes amigos, reforça a ideia de que o amor se transforma.
Com foco no digital, a campanha criada pela AlmapBBDO se concretiza por meio de um filme completo, disponível para o público no YouTube. Além disso, pílulas de conteúdo em formato de esquete também são veiculadas nas redes sociais do Boticário. A partir da história de Fernanda e João, o roteiro trata da maturidade do amor, mesmo após o fim de um relacionamento. Nesse contexto, mostra como as relações podem ser ressignificadas e brinca com a leveza com que o casal encara o passado e o carinho que persiste. No filme, os dois trocam presentes, mostrando que o amor permanece de outras formas e que ainda há espaço para afeto.
“Construímos uma narrativa no Dia do Amor que prevalece em todas as datas: celebrar o amor sem estereótipos. No ano passado, falamos sobre o amor dos recomeços, já neste ano abordamos a pluralidade da data. E ninguém melhor para aterrissar nesse conceito do que o ex-casal Fernanda Paes Leme e João Vicente, além de serem ex-namorados e amigos de longa data, são muito queridos do público e compartilham a forma positiva e bem-humorada de encarar a vida, dando o tom e leveza para a estratégia que é nativamente digital”, afirma Carolina Carrasco, diretora de Branding e Comunicação do Boticário.
Campanha Dia do Amor: humor e conexão nas redes sociais
Este ano, a marca aposta em um tom mais focado no presentear e bem-humorado para a campanha de Dia do Amor. O filme, produzido pela Saigon com direção de Silvio Cunha, tem como proposta – segundo Marco Giannelli (Pernil), CCO da AlmapBBDO – reunir dois ex-namorados famosos atendendo a pedidos do público online para celebrar o amor.
“A ideia de juntar o João e a Fernanda veio da observação das redes sociais que vivem ‘shippando’ os dois. Por isso, nos pareceu muito apropriado fazer uma campanha com eles para ‘Dia do Amor’, trazendo um toque de humor e usando as celebridades com pertinência para fortalecer esta marca icônica”, complementa Pernil.
Além do filme, a campanha inclui uma estratégia 360°, que abrange conteúdo nas redes sociais, ativações e narrativas criativas com creators. Esses creators têm relacionamentos amorosos, amizades com ex ou abordam o tema em suas redes, sempre com tom bem-humorado e ligado ao ato de presentear do Boticário, marca eleita a melhor para presentear quem se ama. Inicialmente, o assunto começa no Instagram, dando o start da campanha digital e engajando os usuários nas redes de forma espontânea e visualmente atrativa.
Em um segundo momento, a ação é amplificada para TikTok, X, YouTube e Pinterest, além de alcançar formatos como TV Digital e OOH. Por meio da hashtag #TodoAmorTemPresente, o movimento reforça que presentear é uma maneira poderosa de expressar sentimentos e valorizar conexões afetivas. Além disso, destaca que, independentemente do status da relação, sempre há espaço para afeto, gentileza e cuidado em todos os tipos de vínculo.
Dia do Amor do Boticário: desde 2022, reconhecendo e celebrando o amor em todas as suas formas
Desde 2022, o Boticário decidiu dar um novo significado ao tradicional 12 de junho, quando se comemora o Dia dos Namorados no Brasil. A partir disso, passou a celebrar o Dia do Amor, ampliando a data mais afetuosa do ano para diferentes tipos de relações. Assim, a marca inclui não apenas os namorados, mas toda e qualquer relação em que o amor é o principal combustível. O movimento foi adotado para reforçar que as inúmeras formas de amar também podem, e devem, ser celebradas em uma data especial.
Por exemplo, pelos solteiros que colecionam contatinhos, pelos amigos — inclusive os coloridos — e pelos casais de longa data que comemoram bodas diversas. Além disso, contempla adeptos do poliamor e até aquele ex, que eventualmente, vira atual novamente. O significado atribuído pela marca à data endossa sua presença no território do amor, fortalecendo esse posicionamento com consistência. Ao mesmo tempo, celebra a diversidade de tipos de relações, reconhecendo diferentes formas de afeto e conexão. Desse modo, torna a comemoração mais inclusiva, indo além de quem tem o status de relacionamento “namorando”.



Créditos das Fotos: Divulgação O Boticário.