Novos líderes latino-americanos se juntam ao Generation17

No momento, você está visualizando Novos líderes latino-americanos se juntam ao Generation17

Renata Koch Alvarenga (Brasil) e José Francisco Ochoa (Equador) ampliam a representatividade da região em programa global, Generation17, que conecta juventude, tecnologia e impacto social

A Samsung, em parceria com o PNUD, escolheu dois jovens latino-americanos para o Generation17, uma iniciativa que destaca líderes comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Entre os selecionados estão Renata Koch Alvarenga, do Brasil, e José Francisco Ochoa, do Equador, que agora representam a América Latina no projeto. Ademais, ambos receberam reconhecimento por suas ações em justiça climática, igualdade de gênero, educação ambiental e transformação digital, temas centrais para os ODS.

Criado em 2020, o Generation17 tem como missão dar visibilidade a jovens agentes de mudança em suas comunidades. Desde então, a iniciativa une juventude, tecnologia e impacto social por meio do ecossistema Galaxy da Samsung e de mentorias com especialistas da ONU, proporcionando, assim, ferramentas para ampliar o alcance e a efetividade dos projetos liderados por esses jovens.

No contexto brasileiro, Renata Koch Alvarenga, de 28 anos, é uma das novas vozes do programa. Ativista climática e fundadora da EmpoderaClima, ela capacita mulheres – especialmente indígenas, negras e rurais – em liderança climática e políticas públicas. Além disso, Renata já foi reconhecida por nomes como Malala Yousafzai e pela Forbes Under 30. Ao longo de sua trajetória, colaborou com instituições como ONU Mulheres, Banco Mundial e Fórum Econômico Mundial. Com isso, construiu uma forte presença digital e lidera iniciativas de educação ambiental em comunidades marginalizadas, atuando com foco em igualdade de gênero e ação contra a mudança global do clima.

Novos líderes latino-americanos se juntam ao Generation17
Créditos: Divulgação

Conectando Conservação, Educação e Tecnologia

Já José Francisco Ochoa, do Equador, tem 30 anos e traz uma atuação que conecta conservação marinha, educação e tecnologia. Biólogo e cofundador da Academia del Océano, ele já capacitou mais de 3 mil jovens latino-americanos em sustentabilidade e proteção dos oceanos. Além disso, lidera o CIENVI, projeto voltado à formação de profissionais em inteligência artificial e tecnologias verdes, promovendo empregabilidade em comunidades vulneráveis. Reconhecido por instituições como IPX-UNESCO, José é uma referência regional na integração entre meio ambiente e inovação.

Para Helvio Kanamaru, diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina, a representatividade latino-americana no programa é motivo de orgulho.

“O Generation17 mostra o poder da juventude na construção de um futuro mais justo e sustentável. Ver duas novas vozes da América Latina no palco global reforça como a tecnologia pode impulsionar a cidadania e o impacto social”, afirma.

A iniciativa também está integrada ao Samsung Global Goals. Esse é um aplicativo disponível em dispositivos Galaxy que permite aos usuários apoiarem os ODS. Até setembro de 2024, o aplicativo alcançou quase 300 milhões de dispositivos Galaxy. Além disso, gerou mais de US$ 20 milhões para apoiar iniciativas ambientais e sociais do PNUD.

Saiba mais sobre o Generation17, os participantes e suas iniciativas em: www.undp.org/generation17.

Novos líderes latino-americanos se juntam ao Generation17
Imagem ilustrativa | Aplicativo Global Goals

Deixe um comentário