A equipe do HGG destinou fígado, rins e córneas a pacientes do estado que aguardavam transplante
Na tarde do último sábado (03/5), o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), maior transplantador de Goiás, deu um importante passo na medicina local. Nesse contexto, a unidade realizou a primeira captação múltipla de órgãos de 2025. A princípio, a cirurgia se estendeu por aproximadamente 3 horas e exigiu o trabalho coordenado de uma equipe altamente capacitada. Com isso, os profissionais, atuando com precisão e agilidade, captaram fígado, rins e córneas, que, posteriormente, foram destinados a pacientes de Goiás que aguardavam por um transplante.
Além disso, a unidade conta com uma ativa Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), exigida em todas as instituições hospitalares. Essa comissão atua diretamente na identificação de possíveis doadores e acompanha todo o processo em parceria com a Central de Transplantes de Goiás.
A dedicação dos profissionais, que atuaram com excelência e humanidade mesmo durante o feriado prolongado, garantiu o sucesso da operação. A logística de distribuição e destinação dos órgãos ficou sob responsabilidade da Central de Transplantes.
“Quando toda a rede funciona em sintonia, como ocorreu nesse caso, conseguimos transformar a dor de uma família em esperança para muitas outras. A equipe do HGG está de parabéns por todo o empenho e profissionalismo demonstrado”, destacou a gerente da Central de Transplantes de Goiás, Katiuscia Freitas.

Créditos das Fotos: Idtech