Favela Orquestra celebra o Dia do Pagode em concerto gratuito

No momento, você está visualizando Favela Orquestra celebra o Dia do Pagode em concerto gratuito

Será a estreia do grupo, Favela Orquestra, que reúne grandes sucessos populares

Hoje, às 19h, o palco da CAIXA Cultural RJ – Teatro Nelson Rodrigues, no Centro do Rio de Janeiro, será tomado pela força e pelo swing do samba. Nesse contexto, o concerto “Pagode Sinfônico”, apresentado pela Favela Orquestra, promete emocionar o público com sua proposta inovadora. Em homenagem ao Dia do Pagode, celebrado em 5 de maio, o espetáculo une a potência da música orquestral à tradição popular do pagode. Por isso, o repertório reverencia os grandes nomes do gênero, conectando gerações e estilos em uma só apresentação. A apresentação conta com a participação especial do Coro Juvenil do Rio de Janeiro e regência do maestro Vinícius Louzada, com entrada gratuita.

Instituída oficialmente em diversas cidades brasileiras, a data de 5 de maio homenageia o pagode como uma vertente musical essencial da cultura afro-brasileira. Nesse contexto, o gênero nasceu nos subúrbios e favelas, sendo marcado por rodas de samba, letras de amor, festa e resistência. Ao longo das décadas, o pagode ganhou os palcos e rádios de todo o país e, ainda assim, não perdeu sua identidade comunitária e popular. Diante disso, o concerto “Pagode Sinfônico” propõe justamente essa fusão entre a música erudita e o repertório que ecoa das vielas, quadras de escolas de samba e rodas de amigos.

Por sua vez, o programa da noite reúne sucessos que marcaram época e, até hoje, continuam no coração do público — agora apresentados em novas roupagens sinfônicas. Entre os destaques, estão clássicos como “Cheia de Manias” (Raça Negra), “Grades do Coração” (Grupo Revelação), “Pé na Areia” (Diogo Nogueira), “Melhor Eu Ir” (Péricles), “Final Feliz” (Jorge Vercillo) e, por fim, o emblemático “O Show Tem Que Continuar” (Arlindo Cruz).

Cultura, educação e orgulho de origem

O concerto marca ainda a estreia da Favela Orquestra nos palcos, com um repertório que conecta afetos, vivências e a identidade cultural das periferias cariocas. A Favela Orquestra é um projeto de educação musical voltado para estudantes da rede pública, famílias e comunidades. Com esse propósito, foca na inclusão social, educação de qualidade e geração de oportunidades para transformar realidades. Por meio da música, promove o desenvolvimento artístico, a formação cidadã e a capacitação profissional de jovens. Dessa forma, contribui para a democratização do acesso à cultura e para a valorização das potências da favela.

“Ver a Favela Orquestra estrear no palco com esse repertório é muito simbólico. É a favela ocupando espaços de prestígio com orgulho da sua origem, mostrando que excelência e afeto caminham juntos. Esse concerto é uma celebração do nosso povo, da nossa cultura e dos sonhos que se realizam por meio da educação e da arte”, afirma Moana Martins, diretora executiva do Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), organização responsável pelo projeto.

O espetáculo tem patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste – NTS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além da CAIXA e Governo Federal, e apoio da Caixa Cultural RJ.

Favela Orquestra celebra o Dia do Pagode em concerto gratuito
Créditos da Foto: Henrique Passos

Deixe um comentário