Acompanhando a evolução e as novas tendências, as estantes se tornam peças de admiração pelo design personalizado e o elo com os demais itens do ambiente
Decorativas e ao, mesmo tempo, totalmente versáteis: estas são duas definições que podemos atribuir às estantes nos projetos de interiores. Se antes o foco estava no armazenamento de itens, hoje o móvel vai além: emoldura os ambientes e exibe objetos que reforçam o estilo e a personalidade do projeto.
A arquiteta Ana Rozenblit, à frente do escritório Spaço Interior, compartilha essa visão e destaca que o móvel oferece a oportunidade de total personalização. “Entre tantas possibilidades, considero muito interessante a proposta de envolver o painel da TV no contexto de uma estante”, exemplifica. Assim, seja dentro de uma estética mais clássica, minimalista ou despojada, a execução planejada assume sua personalidade no ambiente, ao passo que cumpre a função idealizada pela profissional.
A seguir, veja algumas das boas ideias executadas pela Spaço Interior:
A combinação entre marcenaria e porcelanato
Na reforma deste apartamento, Ana Rozenblit conta que uma de suas motivações era elaborar uma atmosfera ‘instagramável’. Afinal, sua cliente é uma digital influencer bastante ativa nas redes sociais. Entre todos os atributos da sala social integrada, chama a atenção a ampla estante que enquadra o painel da TV. Combinada com a marcenaria, a profissional estendeu o efeito marmorizado, presente no piso do ambiente, para compor o fundo do móvel.

Minimalista e refinada
Sofisticada e pet friendly, essa combinação foi a tônica deste amplo painel de TV, que se assemelha à forma de uma estante, já que se configura dentro da ‘caixa’ formada pela marcenaria planejada. Além disso, com passagens estratégicas, os felinos da casa podem se movimentar livremente pelas prateleiras, participando da interação com os moradores.

Monocromática e simétrica
Executada na cobertura de um duplex, a estante do living, executada em laca cinza pela SCA Jardim Europa, se destaca por sua composição moderna que incorporou, inclusive, a adega da moradora.

Composta por objetos decorativos
No living da jornalista e influenciadora Mônica Salgado, a arquiteta Ana Rozenblit tirou partido da estruturação dos nichos assimétricos que compõem a estante. Dessa forma, conseguiu decorá-la com sua curadoria de objetos decorativos, reforçando ainda mais a identidade do ambiente.

Moldura para obra de arte
Posicionada na lateral do estar, a discrição da estrutura da estante idealizada pela arquiteta Ana Rozenblit foi abrilhantada pelo quadro pintado à mão pelo artista plástico David José.

Home office aberto para a sala
Trabalhar no conforto de casa torna-se ainda mais prazeroso quando se pode desfrutar de um ambiente totalmente dedicado aos aspectos profissionais. Com duas mesas que permitem que o casal de moradores esteja junto, a mesa ao fundo é complementada pela generosa estante projetada por Ana Rozenblit. Na cor verde menta, os armários, com portas desenhadas, ajudam a manter a organização constante do espaço. Os nichos se tornam mais evidentes com a sutileza da luz de LED embutida.
