Hernando Carvajal assumirá como Head regional de vendas do BMW Group LatAm, e Luciana Francisco ocupará o cargo de Head de marketing da marca BMW no BMW Group Latin America a partir de 1º de julho de 2025.
Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latica, anuncia que, a partir de 1º de julho de 2025, Hernando Carvajal será nomeado Head regional de vendas do BMW Group LatAm. Ele sucederá Alexander Luhn, que ocupa o cargo desde 2018 e apoiará a transição antes de retornar à Alemanha em setembro.
Luciana Francisco é nomeada Head de marketing da marca BMW no BMW Group Latin America a partir de 1º de julho de 2025.
Hernando Carvajal nasceu na Colômbia e tem uma vasta experiência no Grupo. Ele começou sua carreira no BMW Group em 2000, na BMW North America, como parte da equipe de Planejamento e Estratégia de Produto. De 2007 a 2012, trabalhou em Munique na BMW AG como Gerente de marketing e comunicação para a região das Américas. Posteriormente, como Gerente de produto, ele foi responsável pela lucratividade global da BMW Série 7 de 2010 a 2012. Em 2012, ele chegou ao México, onde liderou as áreas de vendas para os mercados importadores na América Latina e marketing para a marca BMW. Hernando é bacharel em engenharia aeroespacial pelo Instituto Politécnico de Worcester e mestre em administração de empresas pela F.W. OLIN Graduate School of Business da Babson College.
Luciana Francisco nasceu no Brasil e tem uma vasta experiência no setor automotivo, trazendo, portanto, um forte histórico em liderança estratégica de marketing. Ela começou sua carreira no BMW Group Brasil em 2014, onde atuou como gerente sênior de marketing e produto da BMW Motorrad. Desde 2018, ela ocupou o cargo de Head de Marketing e Produto da BMW Motorrad North America, período em que foi responsável por dirigir a estratégia nacional de marketing, posicionamento da marca e planejamento estratégico de produtos para o mercado dos EUA.
Experiência e liderança que impulsionam a BMW na América Latina
Além disso, ela atuou como consultora para a implementação da estrutura regional da BMW Motorrad Latin America. Antes de iniciar sua carreira na BMW, Luciana dedicou-se, durante mais de 15 anos, a marcas automotivas premium no Brasil. Durante esse período, ela adquiriu uma experiência significativa em vários departamentos, incluindo Vendas e Marketing de Veículos Comerciais nos mercados da América Latina e Caribe. Dessa forma, construiu uma base sólida para sua trajetória atual. Posteriormente, Luciana passou para o departamento de Marketing de automóveis de passageiros, ampliando ainda mais sua expertise. Essa experiência diversificada destaca sua visão estratégica e versatilidade em impulsionar o sucesso da marca em todas as regiões.
Luciana formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, especializou-se em Gestão de Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e concluiu o MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.
Ambos os executivos estarão localizados na Cidade do México, na sede regional do BMW Group na América Latina, e se reportarão a Reiner Braun.
“Estou entusiasmado com o fato de dois talentos regionais (da Colômbia e do Brasil) liderarem as operações na América Latina; com seu amplo conhecimento de mercado e ampla experiência profissional, não tenho dúvidas de que, juntos, eles impulsionarão os negócios e a marca BMW como um todo para o próximo nível.
A vasta experiência e liderança de Hernando Carvajal garantirão a continuidade de nossa estratégia de sucesso e nosso forte desempenho de vendas. Luciana Francisco adicionará experiência, criatividade e visão estratégica muito valiosas à nossa equipe de marketing e aprimorará ainda mais nossa estratégia regional de marketing da BMW e o foco no cliente.
“Agradeço imensamente ao Alexander Luhn por sua dedicação e liderança no fortalecimento de nossas operações regionais de vendas, impulsionando a experiência de ponto de venda de nossos clientes e por expandir nossos negócios em todos os canais de vendas para novos patamares nos últimos anos”, disse Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latina.
