Make B. une moda e maquiagem no relançamento Urban Ballet

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Sucesso de vendas em 2016, coleção Make B. retorna com reedição limitada em campanha que explora a força do balletcore enquanto clássico atemporal

Em um mercado de beleza cada vez mais competitivo, Make B., marca de maquiagem do Boticário, rompe com os padrões tradicionais de lançamento de maquiagem e adota uma abordagem estratégica diferenciada para o relançamento da icônica linha Urban Ballet, sucesso de vendas em 2016. Em vez de apoiar-se na nostalgia, que geralmente acompanha relançamentos, a marca de beleza mais amada pelos brasileiros escolhe uma abordagem diferente. Nesse sentido, integra os universos da moda e da maquiagem, utilizando o poder das tendências para gerar desejo de consumo. Como resultado, cria uma narrativa que transcende o produto em si e ressoa com o comportamento do consumidor contemporâneo.

O atual cenário de consumo é fortemente impulsionado por tendências que geram desejo. Os consumidores, especialmente os mais jovens, buscam experiências autênticas e produtos que se alinham com seus valores e estilo de vida. A capacidade de uma marca em se conectar com essas tendências, criando narrativas relevantes e visualmente atraentes, é cada vez mais valorizada. Como resultado, essa conexão torna-se crucial para gerar engajamento e impulsionar as vendas. Dessa forma, a comunicação da linha Urban Ballet se posiciona estrategicamente dentro desse cenário de tendências. Aproveitando esse momento, a marca cria uma campanha com discurso visual marcado por toques de leveza, sofisticação e a elegância presentes no balletcore.

Campanha 360° que une legado e modernidade

Sob o conceito criativo “o clássico é sempre tendência”, desenvolvido pela AlmapBBDO, a estratégia da marca  para o lançamento da Urban Ballet se baseia em uma campanha 360°, que integra filme de lançamento – veiculado nas redes proprietárias do Boticário, com objetivo de comunicar o lançamento e propor um movimento que reforça a potência de um ícone atemporal – e ações estratégicas em plataformas como Instagram e TikTok. Essa abordagem proporciona uma experiência imersiva ao consumidor, ultrapassando o anúncio tradicional de produto. A escolha estratégica de resgatar um ícone da marca não é aleatória. Ela serve como ponto de partida para a construção de uma narrativa que une o legado da Make B. com a modernidade do balletcore, uma estética que une o clássico – remetendo ao ballet – com a irreverência urbana. 

Com essa proposta, tal fusão é materializada por meio de uma estratégia de conteúdo multifacetada, elaborada de forma estratégica para diferentes plataformas. Entre os destaques, elementos criativos e interativos — como um exclusivo recurso 3D da ponta de uma sapatilha de ballet (presente também nos batons) — potencializam o engajamento digital. Para ampliar ainda mais o alcance e transcender a “bolha” da maquiagem, a marca contou com um time de influenciadores cuidadosamente selecionado, incluindo perfis relevantes do universo da moda. Dessa forma, reforça a mensagem da campanha e traduz a sofisticação da linha, diretamente inspirada no balletcore. Ao longo da campanha, a narrativa evolui, partindo de uma releitura clássica do ballet para ganhar novas camadas. Gradualmente, ela adota um olhar contemporâneo, que une o universo clássico ao streetwear — com ações no TikTok que impulsionam a identificação da comunidade por meio da hashtag #UrbanBalletGirl.

Visão estratégica e equipe por trás da campanha

Segundo Carolina Carrasco, diretora de Branding e Marketing do Boticário, a escolha estratégica da Make B. revela um olhar atento às dinâmicas de mercado. Além disso, demonstra uma compreensão profunda das tendências de consumo e da importância de criar experiências memoráveis para os consumidores.

“O lançamento de Urban Ballet não se trata apenas de uma nova coleção, mas uma demonstração da expertise de Make B. em fundir o legado da marca com as tendências atuais, demonstrando ser uma marca que não apenas acompanha, mas dita as tendências”, destaca a executiva.

“Nossa estratégia multiplataforma, que une moda e maquiagem fora do convencional no mercado, só é possível graças à  capacidade de Make B. de interpretar o comportamento do consumidor e traduzi-lo em campanhas criativas e impactantes. Apostamos em uma construção 360° com conteúdos estratégicos nas redes sociais, que propõem uma conexão extremamente nativa com nossos consumidores”, finaliza. 

A W3Haus lidera a estratégia de comunicação da marca no Instagram, enquanto os criativos da SoWhat Agency atuam no TikTok. A Publination produz os conteúdos com criadores contratados, e a PROS conduz a frente de imprensa.

Make B. une moda e maquiagem no relançamento Urban Ballet
Make B. une moda e maquiagem no relançamento Urban Ballet

Crédito das fotos: Divulgação O Boticário

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