Governador, Ronaldo Caiado, ressalta avanços em áreas como segurança, saúde, educação, assistência social e inovação. “Algo que era tido como impossível hoje mostra resultados inéditos”, afirma ele, sobre a recuperação do Estado
O governador Ronaldo Caiado fez um balanço da sua gestão à frente do Governo de Goiás na noite de segunda-feira (19/5). Durante a fala, ele ressaltou que, ao assumir o Estado em 2019, encontrou um quadro desafiador. Contudo, a partir dessa realidade, conseguiu impulsionar avanços em áreas como segurança, saúde, educação, assistência social, inovação, equilíbrio fiscal e infraestrutura, o que, por sua vez, garantiu a aprovação de seu trabalho por mais de 86% da população.
“Estamos chegando no sexto ano e quinto mês de governo e algo que era tido como impossível hoje mostra resultados inéditos”, afirmou Caiado, em entrevista ao programa Goiás Record, da TV Record.
Durante a conversa, eles abordaram diversos temas, tanto administrativos quanto políticos. Ao tratar da área de segurança, por exemplo, Caiado lembrou que, antes de chegar ao governo, o cidadão goiano vivia amedrontado pela criminalidade. “Goiás hoje é uma exceção”, afirmou ele, criticando o avanço do crime organizado em outros estados. “Hoje a gente tem a mão forte do Estado para não admitir que faccionado ou bandido ocupe território em Goiás”, completou.
Caiado também mencionou o trabalho desenvolvido nas áreas de educação, tecnologia e inovação. Além disso, citou a recente inauguração da nova sede da Secretaria de Educação e destacou os excelentes resultados alcançados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Por fim, ressaltou o objetivo de levar Goiás ao primeiro lugar em alfabetização na idade certa. “Vou me dedicar até o último dia”, garantiu. Na área de tecnologia e inovação, o governador destacou que Goiás recebeu o prêmio de estado mais digital do país e agora lidera com a criação de uma lei que fomenta a inteligência artificial (IA). Uma das metas previstas, segundo ele, é integrar o tema às grades curriculares dos ensinos fundamental e médio.
Cora
Outro tema da entrevista foi o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), que está em fase de preparação para abertura, com treinamento de equipes e outros procedimentos de maturação da unidade. Além disso, Caiado recordou que, quando assumiu o governo, não havia nenhum leito estadual de tratamento de câncer em Goiás. “Hoje já temos em Itumbiara e Uruaçu, dentro do processo de regionalização da saúde, e em breve teremos o Cora, que é fora da curva”, disse ele, entusiasmado. “Teremos a melhor tecnologia e os protocolos mais sofisticados para obter os melhores resultados, e tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontuou.


Créditos das Fotos: Adalberto Ruchelle